Graças ao seu ilustre mandato com o Guns N’ Roses, uma prolífica carreira solo com cinco álbuns de estúdio e um relacionamento histórico com a Gibson Les Paul, Slash se tornou uma espécie de figura de autoridade quando se trata de tocar guitarra solo, para dizer o mínimo.

No entanto, apesar de acumular uma reputação como um dos solistas de destaque do mundo do rock, acontece que o ícone da guitarra elétrica não consegue impressionar a todos com sua forma de tocar.

De acordo com o próprio Slash, ele uma vez escreveu um solo de guitarra para ninguém menos que a lenda do folk Bob Dylan, que, após alguma deliberação, acabou tirando completamente seus esforços de guitarra da faixa.

Falando à GQ, Slash revelou que foi ao estúdio com Dylan e o produtor Don Was – assim como George Harrison e, curiosamente, Kim Basinger – enquanto eles estavam gravando Under the Red Sky, de 1990, e foi encarregado pelo herói folk de escrever um solo para Wiggle Wiggle.

“Entrei no estúdio com minha atitude de guitarrista despreocupado, era uma música simples com uma progressão I-IV-V [acorde] chamada Wiggle Wiggle. Pouco antes de eu tocar, Bob me pediu para fazer soar como Django (Reinhardt, a lenda do jazz franco-romana)”.

explicou Slash.

“Eu não achei que ele estivesse falando sério. Toquei o que pensei ser um dos meus melhores trechos de guitarra como eu, e também fiz uma faixa acústica. E eu pedi a Don para me enviar uma mistura bruta quando ele estivesse pronto.”

disse Slash

No entanto, como Slash logo descobriria, a mixagem grosseira infelizmente não incluiu seu solo. Ele acrescentou:

“Alguns dias depois, ele me enviou o cassete e, quando chegamos à seção de solo de guitarra, não é nada além de mim tocando o violão por dezesseis compassos. Liguei para Don e disse: ‘O que aconteceu com a guitarra?’ Ele me disse: ‘Bob diz que soa muito como Guns N’ Roses’.”

relatou Slash

Ainda assim, por mais que tenha doído perceber que seu solo foi considerado excedente aos requisitos, não podemos imaginar Slash se debruçando sobre isso por muito tempo. Um ano depois, ele lançaria Use Your Illusion I e II, e voltaria a fazer o que, como Dylan pode propor, Slash faz melhor: soar como Guns N’ Roses.

A sessão Under the Red Sky não foi a única vez que o nome de Slash foi associado ao de Dylan, com Use Your Illusion II apresentando um cover do ícone folk Knockin’ on Heaven’s Door.

Apesar de sua breve aventura com solos influenciados pelo jazz – e sua admissão de que trouxe um de seus “melhores pedaços de guitarra” – Slash descartou a possibilidade de gravar um álbum de jazz completo no futuro, dizendo à GQ:

“Eu simplesmente não vejo isso acontecendo. O que eu amo fazer é rock n’ roll de alta energia, e não melhorou muito desde que comecei. Eu não penso tão longe no futuro, então eu não tento imaginar isso.”

afirmou Slash,

O amor eterno de Slash pelo rock n’ roll de alta energia é evidenciado em seu último álbum, 4, que viu o roqueiro do GNR se juntar mais uma vez com Myles Kennedy e The Conspirators, com quem ele agora gravou quatro discos de estúdio.

Share.

Leave A Reply