O guitarrista Dimas Andrade lançou o seu mais novo single instrumental de guitarra, gravado na Holanda e na Itália. Nessa entrevista ele vai nos contar também os detalhes dessa “produção”. 

Dimas :  Primeiramente quero mandar um abraço a todos os leitores do Guitar Shred e dizer que o apoio de vocês a artistas independentes que fazem musica instrumental é algo incrível, esse é o maior pagamento, tendo em vista que o retorno financeiro de uma música instrumental não existe praticamente e que os custos são imensos, fazemos isso por amor ao instrumento e ao estilo, então sempre que puder, comente em um post de um artista, curta, compartilhe e assim estaremos dando força a nossa comunidade de amantes da guitarra. 

Guitar Shred – Como foi pra você gravar esse clipe nesses lugares históricos como Roma e Holanda? 

 Dimas: Foi incrível, surreal, estar nesses lugares por si só já é algo mágico, gravar esse clipe marcou momentos que nunca vou esquecer, e o melhor, estão eternizado nessas imagens. 

a música tem um clima mais “épico”, um clima de trilha sonora de série da época medieval, então as imagens casaram muito bem com a música.
Quando você ver o clipe vai entender melhor o que estou falando.  

Guitar Shred – Como foi o processo de produção do single “Adeus”? 

Dimas; A música começou pelo tema que foi criado em uma aula para a turma do Academia dos dedos, um curso que tenho para trabalhar de forma prática a música. 

O restante da música, eu criei um mês antes de fazer essa viagem para a Holanda e Itália para ver minha até então namorada Nausicaä, eu queria aproveitar a viagem e também gravar um clipe nesses lugares incríveis. 

A produção musical foi feita por mim e meu amigo Filipe Carvalho, um grande produto de Brasília, gravamos tudo no Estúdio 011 que é o estúdio do produtor Filipe Carvalho.

A produção das imagens foi feita de forma muito improvisada e simples, gravamos as imagens com o Iphone da minha Noiva, e por sorte o irmão dela tinha um drone e gentilmente gravou imagens aéreas pra mim.

A edição ficou por conta do Caio Cortonesi, ele já havia feito o clipe da minha outra música Life que gravei em Londres em 2018 e ficou incrível, por conta disso o convidei novamente para fazer o desse clipe e o resultado é esse que você pode ver no Clipe. 

 As Mixagem e Masterização também foram feitas pelo Caio.   

Apesar do resultado final ser o de “uma super produção”, tudo foi feito buscando soluções práticas e na medida do possível baratas, ainda assim o investimento feito é considerável. 

Por isso agradeço a todos os que participaram desse processo e me ajudaram a realizar mais esse sonho. 

Filipe Carvalho

Caio Cortonesi 

Nausicaä Wit 

Demnseys 

 Meu muito obrigado a vocês!

Guitar Shred – Porque a Música se chama “Adeus”? 

 Ótima pergunta, pra mim também não é muito claro o motivo, algo muito comum em músicas instrumentais não é mesmo ?! 

 Mas o nome que casa com o sentimento que a música gera em mim quando toco é esse, quando damos Adeus a algo que gostamos muito, a música é muito melódica e gera uma sensação de nostalgia, por isso o nome Adeus. 

  No video clipe você pode perceber também que tem um guitarrista que misteriosamente toca sua guitarra imaginária em lugares icônicos da história humana, aonde muita coisa já existiu mas não existe mais, aonde muita gente já viveu mas já se foram, vemos trem partindo e lugares como o Pantheon em Roma ajudam a dar esse clima de Adeus a Música. 

Guitar Shred – Quais suas considerações finais ao leitor e conselho para quem assim como você sonha em fazer música instrumental? 

Dimas: Eu agradeço muito ao espaço aqui no Guitar Shred e a atenção de todos amantes da guitarra, como disse no início dessa matéria, esse é o nosso pagamento. 

 Já fica como dica a quem quer também produzir música instrumental, primeiro você precisa entender que o motivo de fazer isso precisa ser o motivo certo, que ao meu ver é o amor a música e realização pessoal, dificilmente você vai conseguir um retorno financeiro direto do video clipe ou música instrumental, se conseguir cobrir ao menos os custos já considero um feito. 

  Ajuda de familiares e amigos serão essenciais, com a tecnologia de hoje é possível fazer imagens como a de drone que antes só com helicópteros era possível, imagina o custo de alugar um helicóptero?! kkk 

  Um celular hoje em dia já oferece imagem em 4k e até 6k, então o material Humano que é a grande sacada, com bom gosto e um bom editor você consegue resultados bem bacanas.

  Escreve ai em um lugar, 0 que você precisa pra gravar sua música instrumental. 

  • Gravação audio:  Software Repper
  • Video:   Captação com o celular mesmo na melhor qualidade que tiver. 
  • Edição, mix e master audio : Quem pode fazer esse trabalho? 

É aqui que você vai precisar investir mais na sua música

Edição Video:  Quem pode fazer esse trabalho? 

Aqui também você vai precisar investir mais na sua música.

Se você tiver tempo e disposição você também pode aprender a fazer todas essas coisas da melhor forma que dá, mas lembre, cada tarefa dessas é feita por um profissional que se dedicou anos pra ser bom nisso, então é importante ajustar as expectativas com a realidade. 

Se tiver condições de pagar alguém bom nisso, faça porque vai valer muito a pena. 

Me despeço de vocês agradecendo a atenção, espero que gostem da música e se puder me comunicar isso eu ficarei mais feliz ainda, comenta lá, mostra pra um amigo que também curte esse tipo de som. dessa maneira saímos todos fortalecidos como uma comunidade de amantes da guitarra. 

Confira o clipe da música “Adeus”:

Para saber mais detalhes sobre meu trabalho, acesse o meu site https://dimasandrade.com.br

 Um grande abraço e a gente se vê por ai!!

Gostaria de aprender guitarra com o guitarrista Dimas Andrade? Acesse o curso online de Palhetada Híbrida e aprenda esta técnica bastante usada pelos guitarristas do mundo. Basta clicar aqui.

Share.

Leave A Reply