Na opinião de Steve Vai existem 5 guitarristas que estão levando o cenário da guitarra para o próximo nível. Portanto, conheça os guitarristas pelo qual Steve acredita serem diferenciados.
O legado de Steve Vai como guitarrista é imbatível. Um virtuoso que não apenas apoiou a realeza do rock, mas projetou seu próprio instrumento, praticamente inventou seu próprio vocabulário. E sendo assim, mudou a maneira como pensamos sobre a música instrumental de guitarra para sempre.
Então, quando ele lista cinco guitarristas contemporâneos para assistir, todos nós faríamos bem em ouvir.
Existem alguns guitarristas que mudam o jogo com estilos extremamente individuais aqui – com o endosso de Vai, o futuro da guitarra exemplar está em mãos muito seguras.
1- Tim Henson
“Tim Henson [da Polyphia] está explorando novos terrenos. Estou vendo uma evolução em uma direção que eu não vi… que eu nem podia ver chegando. E é magnífico. Eu adoro ouvir essas ideias e assistir a execução delas.
2. Cory Wong
“Adoro vê-lo tocar. É raro um guitarrista realmente entender o que significa travar e o que significa groove. Claro, todo mundo tem um nível de compreensão do groove. Sendo assim, você pode ter um triturador que tem essa poderosa capacidade de tocar muito rápido. Ou um cara do jazz que pode tocar mudanças de acordes na velocidade da luz.
“Existem poucos guitarristas de primeira linha que tocam ritmo que dominam o groove. Eles são os donos – o que significa que podem tocar à frente do groove, atrás do groove. Eles podem dividir o groove em um tipo de groove relativamente não convencional, e possuí-lo, e fazer você sentir isso enquanto eles estão fazendo isso. E eu amo isso em Cory.
“Ele também está fazendo coisas realmente interessantes com arranjos e como resultado, está indo além da convencionalidade e [o estilo é] um pouco mais educado em casa. Cory está usando chifres e esse tipo de coisa, em oposição à tecnologia, como estando na vanguarda. Por isso é realmente sobre groove e eu amo isso.”
3- Matteo Mancuso
“Ele é um desses músicos que realmente evoluiu o estilo de tocar guitarra fusion. Ele tem ouvidos incríveis, mas sua técnica é bastante notável. Você sabe, ele pode jogar com uma palheta, mas ele joga com os dedos.
“As variações de tom que ele consegue e a suavidade, e coisas como sua entonação, sua habilidade de tocar melodicamente sobre mudanças bem ferozes e coisas assim. Acho que ele é mais uma evolução no departamento de fusão. Estou realmente ansioso para ver algumas das coisas que ele eventualmente lançará.”
4- Yvette Young
“Yvette (do Covet) é apenas uma pessoa descontroladamente artística da cabeça aos pés. Seu jeito de tocar guitarra e as coisas que ela inventa é um aspecto. Por isso é uma cor particular em sua paleta. Ela tem essa perspectiva criativa que eu acho tão refrescante. Portanto ela é uma artista, ela pinta, e eu realmente amo a energia e a atmosfera que ela manifesta.”
5- Daniele Gotardo
“Daniele é um dos poucos, para mim, que está fazendo coisas notáveis com técnica. Eu vejo tocadores fenomenais o tempo todo. As pessoas me mandam clipes e é impressionante o que os jovens estão fazendo, e portanto, como eles estão evoluindo a técnica na guitarra.
“Mas é muito raro eu ouvir alguma evolução harmônica real. Daniele me manda coisas às vezes. Eu escuto e digo: ‘Ok, esse cara está pensando e se sentindo fora da caixa.’”
Saiba mais notícias sobre o guitarrista STEVE VAI.
Aprenda a tocar guitarra ou evolua no seu conhecimento. Conheça nossos cursos online.