Steve Vai queria que seu vibrato dobrasse o tom da nota tanto para baixo quanto para cima, sendo assim ele descobriu sua própria maneira de fazer isso.

Vibrato é, em essência, o cartão de visitas de um guitarrista. Significa a intenção da nota e, de fato, a intensidade, com guitarristas como Zakk Wylde e BB King moldando toda a sua carreira em torno da maneira distinta como eles balançam essas cordas.

No entanto, nenhum vibrato é tão tecnicamente único quanto o de Steve Vai, que moldou seu próprio estilo ‘circular’ para manipular o tom da nota de acordo com sua própria visão artística.

Observando como o vibrato de rock convencional para cima e para baixo apenas aumenta o tom, enquanto o método clássico de lado a lado pode fazer a nota ficar ligeiramente plana, Vai descreve como ele combinou os dois estilos.

“O vibrato que uso é mais como um vibrato circular. É uma mistura dos dois. A entonação vai estar lá porque eu estou contornando a nota e ela também fica um pouco monótona. Então eu fico um pouco sustenido, bem sustenido. É muito importante ter um grande controle sobre o seu vibrato, então eu praticaria todas as diferentes variedades. Controlar a velocidade do seu vibrato é uma delícia, mas requer prática. É mais um estado de espírito do que um controle dos músculos”, explicou, Vai.

Como mestre do vibrato em suas inúmeras formas, Vai tem algumas dicas para desenvolver a técnica. Por um lado, ele recomenda praticar vibrato em todas as áreas do braço – observando que é mais difícil nas cordas B e E agudas, pois estão mais próximas da borda do braço da guitarra – e experimentando a maneira como a afinação se curva.

Confira o vídeo com Steve Vai executando o seu vibrato, tocando a música inteira apenas com a sua mão esquerda:

“Pratique alongar notas e adicionar vibrato, e praticar diferentes velocidades e diferentes larguras”, ele aconselha. “Se você se concentrar neles, eles naturalmente aparecem em sua execução com base na intenção da melodia.

“Em última análise, o que você procura é facilidade de controle fluindo, sem pensar, e entonação agradável, tom agradável. E essas técnicas simples são muito úteis.” Finaliza, Steve Vai.

__

Você quer aprender a tocar guitarra ou já é um guitarrista em busca de evolução? Conheça nossos cursos online, ministrados por excelentes professores e guitarristas renomados com mais de 18 anos de experiência. Clique aqui e saiba mais.

Share.

Leave A Reply