Guthrie Govan é um guitarrista com uma experiência profissional absolutamente única. Além de tocar com artistas como Asia, Steven Wilson e Aristocats, Guthrie Govan é um dos poucos guitarristas por aí que pode se gabar de trabalhar com o mais famoso compositor de sucessos do cinema, Hans Zimmer.

Hans Zimmer ficou impressionado em 2016 com as habilidades que Govan exibia em seus vídeos do YouTube e imediatamente iniciou uma relação de trabalho que dura até hoje. Desde então, Govan marcou uma série de filmes com Zimmer, mas também excursionou como guitarrista principal com o conjunto Hans Zimmer Live.

Govan participou recentemente da criação da trilha sonora do blockbuster de 2021 “Dune”, que foi bastante elogiado como a trilha experimental de maior sucesso de Zimmer até hoje.

Durante uma aparição recente no Guitar Speak Podcast , Govan falou sobre suas experiências de trabalho com Zimmer, mas também deu um pouco de visão sobre os efeitos de guitarra não convencionais que ele foi convidado a produzir enquanto gravava a trilha sonora de “Dune”. Quando perguntado quais eram seus pensamentos sobre Zimmer se descrevendo como um “guitarrista de rock frustrado no corpo de um compositor de filme”, ​​Govan respondeu:

“Acho que há alguma verdade nisso. Ele pode estar exagerando para causar efeito [risos]. Mas definitivamente há um núcleo de realidade nisso. E qualquer um que veja esse novo show ao vivo definitivamente terá a sensação de que há uma verdadeira mentalidade de rock, há uma coisa real de ‘mais é mais’. Não é apenas uma orquestra com um cara simbólico com uma Strat enterrada no canto. É mais rock and roll, e muitas pessoas pensariam”.

“Mas em termos de como eu trabalho com Hans em algumas dessas coisas – ocasionalmente haverá uma parte escrita. E será como, ‘Você pode dobrar o que o violoncelo está fazendo’, ou algo assim. Nesse caso, a criatividade é: você pode discar um som no seu Axe-FX ou qualquer outra coisa que realmente fique nessa mistura densa?

“E às vezes não há uma parte e ele apenas diz… Quando eu estava gravando em uma das pistas para o filme Duna, por exemplo, ele apenas disse, ‘Você consegue encontrar um som que seja como areia?’ E ele realmente não se importava com quais eram as notas, ele só queria um barulho de guitarra que de alguma forma evocasse areia. Eu nem consigo me lembrar como eu fiz isso. É um desafio bem estranho, mas eu gosto de ser esticado assim.”

Explicou, Guthrie Govan

Govan continua explicando como, às vezes, os efeitos que ele produziu enquanto trabalhava na trilha sonora de “Dune” eram tão estranhos que, a princípio, ele nem reconheceu sua própria execução enquanto assistia ao filme pela primeira vez:

“Metade disso, você não identificará uma guitarra. Com sorte, você identificará parte dela como areia [risos]. Mas, é um monte de coisas fretless em que havia muitos tipos de oitavas, eBows e raspagem cordas e apenas ser estranho.

“E quando você ouve as gaitas de foles, quando elas pousam no novo planeta – a primeira gaita de foles que você ouve sou eu. Até me enganou quando fui ver o filme. Eu meio que esqueci – pensei que talvez estivesse enterrado no fundo em algum lugar, mas aparentemente [é] nos primeiros vários bares onde são apenas as gaitas de foles solitárias. É ótimo. São cerca de 20 faixas de guitarra que enviei para o Hans. Empilhe todos eles e execute-os através de sintetizadores monofônicos e coisas assim, você pode chegar assustadoramente perto [de uma gaita de foles].”

completou, Govan

Quando perguntado que tipo de impacto esses oito anos tocando com o famoso compositor de filmes tiveram sobre ele como músico, Govan respondeu:

“Uma das coisas que acontecem quando você alcança um novo campo de atuação musical como esse, apenas expande sua imaginação. Porque quando estou trabalhando com Hans, tenho que ser uma versão diferente de mim que ninguém mais precisava para qualquer coisa. Então, é uma espécie de curva de aprendizado. É tipo, o que posso fazer nesse personagem? E isso me fez pensar de maneira diferente sobre o tipo de som que posso tentar fazer. Definitivamente, me encorajou a ficar muito melhor nos aspectos de design de som de ser um guitarrista, e isso me encorajou a fazer algo que eu sempre quis fazer, que é não pensar como uma guitarra.

“Quero dizer, a guitarra sempre será minha máquina de escrever. Essa é minha interface com todo o mundo da música. Eu não posso operar nenhuma outra máquina com nenhuma proficiência – com a guitarra, eu meio que sei, até certo ponto. Então é [ sobre] como posso usar meu conhecimento da topologia do braço da guitarra e juntá-lo com essas idéias sobre como fazer ruídos estranhos. E uma vez que você encontrou esse tipo de novo vocabulário, ele permanece com você. Não significa que você use-o o tempo todo no resto de sua vida musical. Mas quando há uma oportunidade de usá-lo, é mais provável que você a veja como uma oportunidade. Porque esses reflexos estão lá.”

finalizou, Guthrie Govan.

Confira o solo de Guthrie Govan com a banda de Zimmer:

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